Um grupo de amigos ilustres, formado por músicos, poetas, compositores e os mais diversos artistas, sai pelas ruas de Belém desde o ano de 2005 para promover um carnaval à moda antiga. Este ano, como não podia ser diferente, eles se unem mais uma vez e saem pelas ruas do bairro da Campina com o bloco 'Os Irrecuperáveis', que tem como uma das organizadoras a fotógrafa Fatinha Silva. Nos próximos três domingos de janeiro, o percurso carnavalesco do bloco irá animar os saudosos por marchinhas de Carnaval. A festa começa hoje, 13, e prossegue nos próximos dias 20 e 27.
A criação do bloco 'Os Irrecuperáveis' surgiu com a reunião, a cada dois meses, de amigos no apartamento da fotógrafa Fatinha Silva. Lá, sempre aos sábados, amigos ilustres como Nego Nelson, Marcelo Sirotheau, Ubiratan Porto, Paulinho Moura, Dani Lúcio, se reuniam também para tomar o famoso caldinho de tucupi feito pela própria Fatinha. A intenção deles ao provar o caldinho tipicamente paraense era, segundo Fatinha, recuperar-se de ressacas, tanto que a residência da fotógrafa ganhou o apelido de Casa de Recuperação N. Sra. de Fátima. 'Só que na verdade isso nunca funcionou, nunca recuperou ninguém. Aí tivemos a idéia de criar o bloco com o nome ‘Os Irrecuperáveis’', conta Fatinha.
Como é de praxe, este ano a concentração acontece às 16h em frente à churrascaria Sabor Gaúcho (Rua dos Pariquis quase esquina com Apinagés). Às 18h o percurso começa, descendo as ruas Apinagés, São Miguel, até a Travessa Padre Eutíquio, em direção à Casa do Gilson - famoso bar de chorinho -, onde os foliões interrompem as apresentações que estão acontecendo no momento na casa para criar um verdadeiro baile de Carnaval.
Todo ano, o bloco tem uma marchinha especial, sempre composta por Veloso Dias, o 'compositor oficial' do bloco. 'Mas sempre fazemos uma reunião democrática, onde todos acabam dando palpite. Aliás, é desse jeito que tudo é feito, toda organização tem que ter sua desorganização', diz Fatinha. Todas as marchinhas, que incluem clássicos como 'Vassourinha', 'Jardineira', 'Mulata Bossa Nova', 'Cabeleira do Zezé', são executadas pela banda 'Os Feras', formada por Adalberto (sax), Palheta (trombone), Antônio (trompete), Neneca (bumbo) e Francisco (toral), todos da banda da Polícia Militar. Além do 'DJ' Bacalhau.
Matéria do orm.com.br
sábado, 26 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário